Manter dentes e boca saudáveis requer uma atenção que ultrapassa o período de férias. Afinal, não é porque se abre mão da rotina de tarefas por um tempinho, que estes cuidados devem entrar nesse ritmo. Inclusive, quando se trata de saúde, os hábitos e disciplina não podem parar.
O verão, por sua vez, é um período que estimula comportamentos que, de alguma forma, podem impactar negativamente neste cuidado. O descuido com a escovação é o exemplo mais nítido. Entretanto, a alta no consumo de certos alimentos também interfere diretamente na saúde de seus dentes. Entre eles doces, gelados, cítricos e até mesmo bebidas alcoólicas. Neste intuito, preparamos algumas dicas que você pode incorporar em sua rotina. Confira!
A simples possibilidade de dormir mais tarde muitas vezes faz com que as pessoas relaxem na escovação. E isso, somado aos doces e ”besteiras” consumidas no período, colabora para a ocorrência de cáries. Alimentos leitosos também influem na formação de biofilmes e, por consequência, mau hálito. Assim, é imprescindível manter a escovação e uso de fio dental constantes.
Junto do calor vem o consumo de sorvetes e alimentos mais gelados, como saladas de frutas. No entanto, os reflexos da dentição são estimulados por este “geladinho” que causa desconforto em quem possui sensibilidade dentária. A dor e diferentes níveis de incômodo podem sinalizar, inclusive, necessidade de maior atenção. Por isso, é importante estar alerta! Evite esse tipo de sobremesa, mas busque auxílio profissional em caso de falta de controle dessa situação.
Açaís e sucos escuros também tendem a ser mais consumidos durante o verão. Mas, devido a grande quantidade de pigmento em sua composição, ocasionar manchas na dentina. Assim, o ideal é sempre fazer bochecho com água após o consumo desses alimentos muito coloridos naturalmente ou industrialmente.
Sucos de frutas cítricas, como acerola, laranja e abacaxi ganham mais destaque na estação mais quente do ano. E, por conta de sua composição ácida, facilitam a alteração de PH para um meio mais ácido que o normal. Essa ação faz com que os dentes fiquem com a sensação de “levemente porosos”. E, devido a esta "vulnerabilidade", podem se desenvolver erosão ácida e cáries, além da possível queixa de sensibilidade. A dica, neste caso, é esperar sempre uns 30 minutos para realizar a escovação, para que o PH bucal se restabeleça naturalmente.
Um bom kit bucal precisa te acompanhar em todos os momentos. E, entre os itens de fundamental importância, estão: