Prevenção

Prevenção

Para manter a saúde bucal em dia, a prevenção é sempre fundamental. Muitos problemas bucais que existiam com maior prevalência anos atrás, hoje podem ser evitados com atitudes corretas no campo preventivo. Cárie, gengivite, periodontite e até mesmo câncer bucal são doenças que podem ser evitadas e/ou diagnosticadas precocemente quando o profissional e o paciente se propõem a realizar um trabalho sério e comprometido. Revisões periódicas e outras medidas profilácticas são fundamentais e devem ser rigorosamente seguidas, se quisermos evitar problemas bucais mais sérios, que envolvem dor e sofrimento.

Outro tratamento de prevenção é a profilaxia, conhecido comumente como limpeza dentária, que mantém a boca saudável e evita riscos de doenças periodontais e bucais. A profilaxia possibilita a remoção de placas bacterianas e tártaro dos dentes e gengiva, evitando o desenvolvimento de manchas. O tratamento pode ser realizado com frequência, conforme a indicação do dentista.

Utiliza-se ainda de tratamentos ligados à Periodontia. Uma  das especialidades odontológicas mais envolvidas com atividades preventivas, além de tratar doenças gengivais e ósseas, que podem estar associadas ao sangramento gengival, dor e mobilidade patológica dos dentes, possibilita manobras de manutenção que são indicadas para prevenir nova atividade da doença.

Diferenciais