O mito do carvão ativado para clarear os dentes

Verdade ou mentira, o uso de carvão no clareamento dental é conhecido de muitas pessoas. E junto disso, produtos autorizados e não, surgem como “solução” para quem busca dentes mais brancos.
 
Neste sentido, vamos explicar o que faz e o que não faz sentido dentro deste assunto, e de que forma você pode proceder para ter dentes brancos com saúde e segurança. Confira!

 

O carvão ativado e o clareamento dental

Muito divulgado e de fácil acesso. Estes, talvez sejam alguns dos fatores que fazem com que as pessoas busquem o carvão como um meio de deixar os dentes mais brancos, e nem pensem nos danos que eles podem causar à estrutura dental.
 
Inclusive, há confusão também em relação ao tipo de carvão, e eles não são a mesma coisa. Embora parecidos, por serem de origem vegetal, sua matéria-prima e tamanho são distintos.
 
O carvão ativado é oriundo da queima da cortiça, lascas de madeira e cascas de coco; além de ser bastante poroso e em forma de pó. Já o carvão da churrasqueira, vem da lenha, de uma madeira mais dura e, mesmo triturado, não vira pó.
 
Assim, por se tratar de uma substância mais abrasiva, o carvão ativado age na mudança da tonalidade do esmalte do dente, o que reforça a crença das pessoas. Afinal, produtos que contém carvão ativado têm uma ação abrasiva maior, removendo manchas superficiais devido às partículas presentes, dando uma sensação temporária de “dentes mais claros”.

 

O carvão ativado pode causar danos nos dentes?

O carvão ativado não tem eficácia comprovada no clareamento dental.
Estudos comprovam que o que causa o clareamento dos dentes, é a ação de peróxidos na camada dentinária, onde a reação química do princípio ativo produz moléculas de oxigênio que, ao sair de dentro da estrutura, carregam consigo as moléculas do pigmento. O clareamento eficaz com uso de peróxidos é realizado e orientado por cirurgiões-dentistas.
 
Desta forma, está descartada a eficácia de clareamento com qualquer tipo de produto abrasivo que atue na superfície dental, como o caso de pastas à base de carvão ativado e outras substâncias, como a cúrcuma, casca de banana, etc.
 
Pelo contrário, sua utilização pode causar desgastes no esmalte do dente, o que os tornam sensíveis, além de pigmentar os materiais restauradores que existem na boca.
 
Outro fato, é que o carvão também pode causar alergias e até mesmo lesões gengivais devido ao poder abrasivo da pasta associado à dureza das cerdas da escova de dente.

 

Clareamento dental seguro e eficiente

É imprescindível a orientação de um dentista para garantir o sucesso do procedimento, e a segurança do paciente. É imprescindível que seja feita uma avaliação criteriosa para identificação de lesões cervicais preexistentes, fraturas dentais, e materiais restauradores nos elementos que compõem o sorriso.
 
Também é analisado qualquer tipo de alteração tecidual em mucosa e relatos de alergias dos pacientes a qualquer componente utilizado durante o tratamento. Além disso, quando o clareamento é realizado em casa, é orientada a quantidade de produto que deve ser utilizado, e a forma correta de aplicá-lo nas moldeiras, para evitar queimaduras da mucosa e gengiva, que podem ocasionar danos aos tecidos bucais, irritações e sensibilidade.
 
A Rosa faz o clareamento dental no consultório e orienta procedimentos em casa. Se você quiser saber mais sobre este ou outros serviços, contate a nossa equipe!